Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

O Na-da e a Filosofia.

O que está fazendo Chaves?
Na-da.
Nada?
Na-da.
Quer brincar de alguma coisa?
Na-da.
Nada?
Na-da.
(Diálogo na piscina, digo na vila entre Chaves e Chiquinha)

Nesses tempos de postagens escassas nada melhor do que este assunto: na-da!
Nada de desculpas, nada de justificativas, nada de explicações, nada de exaltações (!). Na-da!
Não só na arte mas em filosofia a atitude de contemplação é importante. Não numa torre de marfim acima de todos , exercendo uma atividade nobre e aristocrática como era na época de Platão, mas numa simples escada, numa simples vila. Por que não?
Hoje em dia, com os meios internéticos, estamos num devir incessante de informações, passando um enorme tempo ouvindo o que todos falam mas sem tempo para se ouvir. Na filosofia é necessário um pouco de introspecção, aliás não apenas na filosofia.
Isso não é um argumento justificando meu longo tempo sem escrever nada novo, embora poderia ser..., espero que tenham "se ouvido muito" nesse tempo , eu só consegui fazer isso ontem e já vim aqui escrever. Não prometo porém que a introspecção será produtiva (até porque esse blog não é algo que se possa dizer minha nossa mas que coisa produtiva).
Quanto ao nosso assunto "o nada" (o na-da melhor dizendo) , muito já foi dito no livro "Seinfeld e a filosofia", usando como referência muito da filosofia oriental com o taoísmo, Heidegger entre outros. Algo que tenho a acrescentar é que pensar o nada está longe de ser niilismo. Como Nietzsche, os místicos como Eckhart Tolle e a tradição do zen-budismo, o que se pretende nessa reflexão é pensar o nada para ultrapassá-lo, abandonando-o. Como eles costumam dizer, "nadificando o nada" numa recusa do substancial a todo custo (se não entendeu nada, não foi nada).
Porém como vemos no próprio episódio, o na-da, a contemplação e a introspecção são um meio e não um fim em si. Pois é só aparecer uma "Patty" para tudo mudar e saírmos desse estado.




links
http://www.interney.net/blogs/lll/2011/03/16/primeiras_impressoes_de_um_dia_sem_twitt/
http://marcoseuzebio.blogspot.com/2009/01/blog-post_14.html
http://filosofiadevida.marcocarvalho.com/tudo-sobre-o-nada/
http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/AMS/article.php?storyid=52

Nenhum comentário:

Postar um comentário