*Referência a um livro de Foucault baseado em uma conferência proferida pelo...autor, que leva o mesmo nome.
Uma questão interessante do seriado e que me veio a tona lendo textos e relatos do interprete do Kiko (Carlos Villagran) é a que inclusive é tida como motivo das brigas entre os integrantes do seriado: quem é o autor? Quem teria os direitos sobre os personagens do seriado, Roberto Gomes Bolanos criador de todo o enredo ou os atores criadores de toda a execução e podemos dizer aqueles que "dão vida" as ideias do autor?
Villagran diz e quase sempre mostrando seus defei...digo atributos físicos que tudo em relação ao Kiko é dele, as bochechas , o jeito , o físico...e dispara que Bolanos o tirou do seriado, que Kiko era um sucesso e deixava Bolanos enciumado etc. Bolanos em sua autobiografia lançada em 2007 (disponível apenas em espanhol) desmente grande parte do que é dito por Villagran. Ele fala em sua autobiografia de toda a sua trajetória como escritor de comédias , seu início na publicidade e nos primeiros programas Bolanos cita como um ator reclamava com ele quando supostamente se dava mais destaque para um outro ator na cena. Segundo ele não havia uma preocupação em se promover e escrever as melhores falas para si mesmo quando ele Bolanos estava atuando. E de fato sua observação faz sentido quando vemos o seriado, não há uma centralização ou protagonismo de Chaves em relação aos outros personagens, muitas falas engraçadas vão para os outros atores. Outro ponto abordado na autobiografia é a saída voluntária (segundo Bolaños) de Villagran, não bastasse pedir pra sair tranquilamente Bolanos diz que Villagran pediu conselhos. E o único conselho de Chespirito foi que não ficasse preso a um único personagem, e ele completa na autobiografia que Villagran não seguiu seu conselho.
Pode parecer uma defesa exagerada de Chespirito mas é um outro lado pouco falado , até por haver pouco pronunciamento do próprio Bolanos que tenhamos acesso. A imagem que fica ao se ouvir Villagran é o de Bolanos como uma pessoa gananciosa e mesquinha. De fato na autobiografia ele admite que fez a exigência de que fosse citado como criador do personagem nas apresentações que Kiko fizesse porém ele diz que fosse cumprida a exigência não iria proibir o ator de ganhar seu pão com seu personagem. Houve problemas com a Francisquinha (Maria Antonieta de las Nieves) também quanto aos direitos autorais. Quanto ao Seu Madruga (Ramon Valdez) é verdade que ele acompanhou o Kiko em sua saída do seriado e interpretou um outro personagem na série solo de Kiko mas ele retornou depois ao seriado Chaves em episódios da década de 80 que não são exibidos no Brasil.
Quanto a filosofia , vou ficar mais na sugestão do texto de Foucault , provavelmente volte a escrever após ler detalhadamente o livro (ou não) o caso é que no momento não sei dizer qual a resposta direta para o problema chavístico: Quem é o autor, quem tem o direito autoral? Talvez não haja uma resposta direta, talvez sim, não, o certo é quem sabe (?)
A grosso modo o que Foucault procura responder é a questão quanto a autor e obra, a pesquisa em cima da escrita contemporânea e do quanto o autor mais se esconde que se mostra em sua obra, além é claro da questão estrutural como um ponto de destaque na análise de autor e obra. Mesmo Foucault admite que trata-se de uma questão complexa e ao tratarmos com extrema objetividade , ausentando o sujeito, resta o que? Nem os atores poderiam se salvar, afinal o que é um Kiko frente um todo estrutural , uma vila, uma relação com outros , falas...seu corpo mesmo que parte criadora e próprio de um sujeito fala em nome de que, de um sujeito isolado?
O que é um autor?
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