Seguidores

terça-feira, 10 de março de 2009

Zenon Barriga e Pesado


- Agora eu vejo como o senhor é um homem bom. Suporta todas as injustiças. E como as suporta... Estoicamente!
- Estou o quê?
- Estoicamente... Com estoicismo!
- Ah, sim, claro.
(Diálogo entre Seu Madruga e Zen... digo Senhor Barriga, em As pessoas boas devem amar seus inimigos 1978)


Muitos devem se lembrar do nome do senhor Barriga no seriado: Zenon Barriga e Pesado(quem não lembra é só ver o episódio do velho do saco). Barriga e pesado são só apelidos, na verdade sobrenomes (em espanhol apelido quer dizer sobrenome embora os sobrenomes do "Senhor Barriga" podem ser usados como apelido, enfim...) mas vamos nos concentrar no primeiro nome Zenon e na fala no começo desse texto.
O diálogo desse episódio (As pessoas boas devem amar seus inimigos de 1978, essa frase dá outro post) acontece depois que Seu Madruga leva um tapa, como sempre acontece, e por algo que ele não fez, como quase sempre acontece. Seu Barriga presencia o fato e dá inicio ao diálogo aqui transcrito. Por que o velho Barrigão, digo Senhor Barriga, chama de estoicismo essa atitude de Seu Madruga, suportando os golpes que a vida lhe dá sem revidar?
O nome Zenon (em grego Zenão) e a referência aos estóicos é mais uma feliz coincidência (pelo menos para mim), entre a filosofia e o seriado Chaves.
Há mais de um Zenão na história da filosofia , um é o fundador do estoicismo e o outro trata-se de Zenão de Eléia que embora seja interessantississsissimo , não tratarei dele por aqui, pois não quero me estender em demasia.
O estoicismo é uma doutrina filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos(razão) divino (noção que os estóicos tomam de Heráclito e desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino, como parte de um todo ao qual pertence. Este lógos (ou razão universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo é um kosmos (termo que em grego significa "harmonia").A partir disso surgem duas conseqüências éticas: deve-se viver conforme a natureza: sendo a natureza essencialmente o logos, essa máxima é prescrição para se viver de acordo com a razão.
(quem duvida que vá a Wikipédia)
Estóico: Diz-se daquele que revela fortaleza de ânimo e austeridade. Impassível; imperturbável; insensível.(Isso explica a fala do Zenon , digo Sr. Barriga).
A escola estóica foi fundada no século III a.C. por Zenão de Cítio (de Cittium), que preconizava a indiferença à dor de ânimo oposta aos males e agruras da vida(como ser sempre recebido com uma pancada quando for a uma certa vila). Foi bastante influenciada pelas doutrinas cínica e epicurista, além da clara influência de Sócrates.


Pode ser apenas coincidência , pode ser que não, mas o mais certo é quem sabe?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zen%C3%A3o_de_C%C3%ADtio

http://www.citador.pt/citacoes.php?cit=1&op=7&author=1189&firstrec=0

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estoicismo

http://www.youtube.com/watch?v=DP9YlsHs7o8

Nenhum comentário:

Postar um comentário