Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2014

Não há trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar....



Muito se fala hoje sobre o movimento do "faça o que você ama" * e eis que Don Ramon nos dá a sua sucinta mas importante contribuição.
Há duas formas de interpretarmos a frase-título de que "não há trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar" , primeiro que a obrigação de trabalhar que é ruim, o ruim é "ter que trabalhar", a obrigação e não o trabalho é ruim. O fato de se trabalhar em um emprego chato e repetitivo ou ser um empreendedor a la Steve Jobs (seu segundo nome é trabalho), não importa, o problema começa quando se há a ideia de trabalho compulsório (um único trabalho como fonte de renda, a extrema dependência de consumo que é satisfeita com esse único trabalho, o trabalho como única forma de realização pessoal, a pessoa acaba tendo que trabalhar, vivendo para trabalhar e não o contrário), nessa visão da frase madruguistica não é tanto fazer o que se ama mas amar o que se faz, o esforço está em gostar do que se faz, ver pontos positivos e não em achar o emprego perfeito.
A segunda forma é interpretarmos que o trabalhar em si é intrinsecamente ruim, ou seja, algo a ser evitado e feito na medida da necessidade, numa contraposição aquela ideia de que trabalhando em algo que gosta, você não trabalhará um dia sequer em sua vida. Sendo assim você tem a plena consciência que independente do quanto você ganha em seu emprego, seja em realização financeira ou pessoal , nada disso se compara a viajar para Acapulco ou simplesmente acordar as 11 h da madrugada.
Por fim, o discurso do faça o que você ama é tentador para quem está num trabalho chato e repetitivo mas é preciso pensar bem e com cuidado sobre os valores que acabam ficando com essa filosofia. Aliás, o próprio "movimento" do faça o que você ama tem respondido a essas questões e colocado melhor o que se pretende dizer realmente com o faça o que você ama. É preciso estar atento, pois essa ideia pode servir de mantra para empresas que querem que seus funcionários nunca reclamem das condições de trabalho.

* outro texto interessante: http://papodehomem.com.br/prisao-trabalho/

2 comentários:

  1. Tem tb a famosa frase "all work and no play makes Jack a dull boy", que ganhou fama em O Iluminado.

    O excesso de trabalho sem outros interesses na vida é um dos principais causadores de depressão e incompatibilidade entre pessoas.
    Estranhamente, o exato oposto tb é verdade, só que de uma forma bem mais agressiva e menos sutil.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edward (!), poisé a falta de outros interesses acaba sendo um fator determinante pra esse excesso de trabalho, há casos em que o trabalhador com um tempo livre não tem ideia do que fazer com ele. Bom saber que continua lendo, abraço!

    ResponderExcluir