Seguidores

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Do mau humor da filosofia

"Sabia que lá na rua tem um palhacinho que dizem ser muito simpático?" Seu Madruga
"Mas é que o senhor me diverte mais..." Chaves

Não tenho muita certeza quanto a aceitação dos livros do William Irwin no meio acadêmico. William Irwin, diga-se de passagem, além de lecionar filosofia, contou com a ajuda de muita gente para escrever seus livros "e a filosofia". Não que eu seja uma coisa que se diga :" - Minha nossa que maravilha de filósofo ". Não mesmo (!), e não quero dizer que sou melhor que ele porque estou escrevendo sozinho, na-da disso, o que quero é levantar outros aspectos da questão: por que não Chaves e a filosofia?

Apesar da questão ter sido respondida, devemos levar em conta a resistência de certas pessoas ao se levantar o assunto filosofia de uma maneira não muito tradicional. Muitas vezes creio que essas pessoas tem razão, não vou citar o nome do Fantástico aqui mas existe um programa dominical que passa todos os domingos na rede Globo que teve a iniciativa de fazer um quadro (Ser ou não ser) em que se abordava ou se pretendia abordar questôes ligadas a filosofia, pois sim, e o que se viu nesse quadro foi algo extremamente superficial. Não estou livre de cair no mesmo erro, muito pelo contrário. E já peço desculpas, foi sem querer querendo, fazer o quê? Mas voltando, o caso é que o programa global conseguiu picos de audiência, e se houve críticas negativas ao programa elas não surtiram efeito.
Bom, mas e o mau humor do título , bem... é só um título, não dá pra deixa-lo em branco, e é um título de efeito, então falou pessoal, digo, bom... a idéia do título é para aqueles que ao se depararem com "Chaves e a filosofia" irão torcer o nariz sem nem ao menos ler o conteúdo.
É certo que a filosofia tem esse lado, de se levar a sério de mais e consequentemente a maioria dos filósofos segue por esse caminho, isolando-se em sua torre de marfim acima de todos enxergando "o que está além". É célebre aquela anedota sobre Thales de Mileto (filósofo da antiguidade) que está andando e olhando para o alto filosofando, até que não vê e cai num buraco, nisso uma simples camponesa de nobre coração que vai todos os dias coletar lenha ri e diz: - Ai esses filósofos.
A filosofia torna muitas vezes as pessoas sérias demais, o humor da filosofia na maioria das vezes se faz pela melancolia. Talvez Sócrates tenha sido mais engraçado e irônico do que nos é contado. O caso é que:
“nem sei se nada sei” Metrodoro de Quios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário