Seguidores

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Episódios Perdidos X Escritos Perdidos

Silvio Santos: - Já viu os episódios todos? Sabe quantos episódios são diferentes?
Rogério: - Olha... São 250 que vocês tem aqui, né?
Silvio Santos: - Exatamente.
Rogério: - Ficam repetindo, né. E os misteriosos perdidos , cadê né?
Silvio Santos: - Como é?
Rogério: - Os episódios perdidos.
Silvio Santos: - Não. Ainda não encontramos os perdidos . Mas encontramos os novos, os desenhos.
Rogério: - Isso é bom, isso é bom..
Silvio Santos: - Já Chegaram 24 desenhos. Já viu 12. 13 aliás.
Rogério: - 26.
Silvio Santos: - Já chegaram, lá pro final do ano.
(Diálogo do extinto programa 21, um programa do SBT, lá um sonho de muitos fãs foi realizado: perguntar ao proprietário da emissora, Sílvio Santos, a respeito dos episódios perdidos .Rogério, é um gaúcho que faz imitações do Kiko, participou do programa que sempre levava alguém que sabia tudo sobre alguma coisa, faziam várias perguntas sobre o assunto que o convidado dominava e caso ele fosse bem ganhava um prêmio em dinheiro).

Muitos fãs de Chaves sabem bem do que estou falando. Tenho amigos que não são tão fãs assim mas que já ouviram falar e me perguntam sobre eles. Mas para quem nunca ouviu falar, existem episódios do Chaves que não passam mais, uns apenas passaram uma vez e depois nunca mais foram mostrados.
Há várias "teorias" de como esses episódios se "perderam". Entre elas até incêndios e inundações. O caso é que até em chamadas comerciais para o Chaves haviam trechos de um episódio perdido , além disso, no extinto programa Falando Francamente, mostraram o lendário episódio dos Espíritos Zombeteiros, portanto podemos concluir que esses episódios não foram "incendiados" nem "inundados" nem mesmo perdidos.
A lista dos ditos "episódios perdidos" é imensa porém praticamente 80% deles são primeiras versões de outros episódios que são exibidos normalmente. Tirando também as esquetes como a dos ladrôes Beterraba e Peterete (www.youtube.com/watch?v=uhyYJC1zA7I) que não são exibidos.
Uma curiosidade é a hipótese de censura de alguns episódios com cenas "não recomendadas" para crianças, pois as atitudes dos personagens poderiam influenciar o público infantil a repetir os mesmos atos, dois exemplos:

"Os Inseptos" -1ª versão: Chaves lambe o ferro quente de passar roupas

"Brincando de Atropelamento"(A cruz vermelha 1ª versão): Chiquinha coloca esmalte de unha no olho do Kiko para simular o sangue na tal brincadeira.(coisa que seria perigoso na vida real)

"Tudo isso deve-se ao fato de que Chaves a princípio não foi feito para crianças. Era um programa humorístico que ocupava o horário nobre no México e se voltava para um público adulto que atingia o horário. Mas sua popularidade e enredo atraiu também as crianças e a partir daí, Chespirito passou a tomar cuidados com a atitudes dos personagens, diálogos, o tema, e a história dos episódios ."
Fora esses dois episódios, Os Espíritos Zombeteiros citado anteriormente é um capítulo à parte. Embora seja quase certo que seu cancelamento se deve a não renovação dos direitos de exibição por parte do Sbt , dá pra ter uma idéia pelo seu conteúdo a causa, motivo, razão e circunstância de não se esforçarem tanto para renovar, dado que o Espiritismo é levado muito a sério no Brasil (há quem diga que apenas no Brasil o Espiritismo é uma religião) e o Espírita Rick Medeiros um dos poderes do SBT .
Trata-se de um episódio muito engraçado que tem até duas versões (no Falando Francamente exibiram a segunda). A história gira em torno do sonambulismo de Seu Madruga que faz os seus pratos aparecerem no barril do Chaves, como os sonâmbulos não lembram o que fazem nem Seu Madruga nem o Chaves sabem o motivo do desaparecimento e do aparecimento dos pratos, respectivamente. Eis que Dona Clotilde sugere que é tudo obra de Espíritos Zombeteiros e resolve fazer uma Sessão(acho que é assim que escreve) espírita na casa de Seu Madruga (www.youtube.com/watch?v=0JuhrqUb1iU ). Depois de tudo esclarecido Dona Clotilde conclui que isso de espíritos zombeteiros é tudo uma bobagem e que só pessoas ignorantes poderiam acreditar em tal coisa. Cada um que tire as próprias conclusões e assista o episódio (www.youtube.com/watch?v=b68U6e6lQnw ) .
Falei tanto de Chaves e quase que não falo da Filosofia. Bom na verdade esse é o único assunto em que a Filosofia é menos complexa. O que provavelmente não aconteceu com os episódios do Chaves, aconteceu com os escritos Filosóficos perdidos, grande parte deles foram perdidos por incendios, e muitos desses escritos perdidos foram incendiados pela Igreja por contrariarem suas verdades, junto com toda uma cultura pagã.


Links
www.chespiritobr.com/mundo/clubedochaves/perdidos.htm


3 comentários:

  1. O episódio dos espíritos zombeteiros é de fato um dos mais clássicos - e também um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, eu não sabia desses episódios perdidos.

    ResponderExcluir