Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2009

As pessoas boas devem amar seus inimigos (Nietzsche e Chaves !!)

"O homem do conhecimento não só deve poder amar seus inimigos, deve também poder odiar seus amigos."
(Nietzsche, em Ecce Homo)

"Acho que é bem difícil amar os inimigos, mas amar os idiotas é quase impossível"
(Seu Madruga)

Sim , quem diria ? Nietzsche (difícil escrever) e Chaves. Nietzsche (ctrl c...) , é um dos pensadores mais comentados de hoje ao lado de Marx, Freud e até Darwin. É difícil não falarem dele, citá-lo, e aqui não será diferente. Apenas um bom escritor? Auto-ajuda sofisticada? Não vou irritar os Nietzschianos aqui, meu propósito não é esse.
Bem, Nietzsche escreveu essa frase do começo, só não diz "As pessoas boas", e ainda acrescentava que devemos odiar os amigos. Sua frase tem um sentido totalmente diferente da frase que é usada no seriado. Até mesmo a noção do que seria uma "pessoa boa". No livro A genealogia da moral, Nietzsche usa de seus conhecimentos sobre Filologia (ciência que estuda as línguas sobre a perspectiva histórica, diferente da etmologia que estuda a origem das palavras).E mostra como o valor do que é bom mudou, em consequência de duas "morais" opostas . Antes a noção de bom era algo que afirmava a vida, algo ligado a nobreza, que elaborava seu conceito de "bom" a partir de si mesma, “Eu sou bom, eu sou belo, eu sou forte”. Em oposição, essa moral, cria o conceito ruim para tudo aquilo que é baixo, vulgar, plebeu.Essa é a moral dos senhores. Já a moral dos escravos nasce do ressentimento, é sempre uma reação ao que lhe vem de fora. Sendo assim seu conceito original é mal, para designar todo "não-eu" e com uma lógica surpreendente inferir: ele é mal, logo eu sou bom. Os valores do que é "bom" na moral escrava, seria a compaixão, o amor ao próximo, e o "ruim", o egoísmo. Durante longo tempo essa dupla forma de avaliar conviveu na história até a revolta dos escravos na moral, que começa com o povo judeu e segue adiante com o cristianismo, que irá consolidar a vitória da moral dos escravos como a única moral.
Pois sim , depois dessa explanação, e analizando a frase do seriado, dá pra se concluir que é uma frase cristã. Porque o conceito de pessoa boa no programa, seria ser "superior", através do amor ao seu inimigo provavelmente mau , "inferior". Além disso há o uso do "devem", "tu deves...", em Assim Falou Zaratrusta, Nietzsche usa de uma metáfora para definir certos estágios do homem, que ele chama de metamorfoses do espírito. Ele usa a figura do camelo, do leão e de uma criança. O camelo carrega um dragão, o "dragão da moral" que sempre diz: "tu deves"! Esse dragão simboliza a religião, e o camelo os fiéis. O camelo se transforma em leão quando mata-se o dragão e se passa do "tu deves", para o "eu quero". Nesse estágio o homem se encontra no niilismo, a vida perde o sentido e o porquê. Já o estágio da criança, simboliza a criação, o nascimento, o homem criando seus próprios valores.
Voltando ao episódio,nele o garoto Chaves não faz um uso apenas cristão da frase, ele conclui que se as pessoas boas devem amar seus inimigos , logo elas devem odiar seus amigos. Ele deixa de bater no Kiko, porque "As pessoas boas devem amar seus inimigos", depois ele acaba voltando atrás quando Kiko diz que é seu amigo. Além disso tem o caso de Seu Madruga que gostaria de ser "inimigo" da Angélica Maria (moça bonita, moça formosa, moça bem feita...).
Mas e a frase de Nietzsche o que quer dizer? Ela afirma que o homem de conhecimento deve amar seus inimigos. Porque nossos inimigos no "conhecimento" sempre nos instigam, provocam, nos fazem pensar e promovem nosso crescimento, enquanto os amigos devem ser odiados, pois não promovem nosso crescimento,e sim estagnação. Um viés completamente diferente do dizer:- "As pessoas boas devem amar seus inimigos".
Hoje em dia, pelo que vejo, são poucos os que seguem as duas frases, se bobear nem nossos amigos são amados. E esses amigos para serem amados tem de ter as mesmas idéias, os mesmos gostos, o mesmo pensamento. O discurso vigente é o contrário disso, é de liberdade e tolerância mas estamos longe de sermos gratos aqueles que tem opiniões diferentes das nossas.





http://escolhomecalar.blogspot.com/2007/08/as-pessoas-boas-devem-amar-seus.html
http://ocanto.esenviseu.net/metamrfe.htm
http://pt.shvoong.com/humanities/h_philosophy/373344-genealogia-da-moral/
http://bp0.blogger.com/_uBpPQ--g7ek/RbpYUIIMnbI/AAAAAAAAAAM/vE1ttP5N_jc/s1600-h/capa.jpg (Angélica Maria)

10 comentários:

  1. Ótimo texto. Mas uma coisa me encomodou. Quando Nietzsche se refere aos amigos "pois não promovem nosso crescimento,e sim estagnação" seria mesmo uma fala sobre amigos? Qual o conceito de Nietzsche para a palavra "amigo" ou "amizade"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nietzsche não tinha amigos muito menos acreditava que podia existir e eu concordo com ele.
      Será realmente que temos amigos?? Será realmente que existe amizade entre pessoas, Nietzsche não acreditava nas pessoas muito menos na mudança deles.
      Eu sei pouco sobre Nietzsche, mas ele não tinha amigos.

      Excluir
    2. Na-da de exaltações (!) mas é engraçado que vemos muito isso nas redes sociais, cria-se um mundo de amigos , de lacrações e talz e pouco se cresce com opiniões divergentes de "inimigos" (obviamente não se inclui xingamentos e argumentos rasos)

      Excluir
  2. Obrigado Lika! Bom acredito q ele se referia ao campo das idéias , os inimigos promovem nosso crescimento e os amigos que corcondam com nossas idéias contribuem para essa estagnação, o conceito de amigo aí seria a amizade pelas idéias semelhantes.

    ResponderExcluir
  3. Pô, mas Nietzsche não tinha amigos! hehehe...

    ResponderExcluir
  4. Hehiheiaheaoheao. Poisé caro Micrômegas na época em que viveu talvez mas hoje ele tem amigos demais, ele ficaria louco de novo com tanto apoio rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... Também acho
      Ele surtaria não só pela quantidade de seguidores e também pelas pessoas que leem Nietzsche e não compreende o real sentindo de suas citações.

      Excluir
  5. todas as pessoas boas é q tem Deus no coração devem amar seus inimigos....

    ResponderExcluir