Seguidores

domingo, 14 de junho de 2009

Chaves é para crianças? E filosofia?

Seu Madruga- Quantos anos você tem, Chaves?
Chaves- Oito, por quê?
Seu Madruga- É que eu não entendo como é que em tão pouco tempo se consegue ficar tão burro!
Chaves- Pro senhor demorou mais?


Chaves é muitas vezes classificado como programa infantil, não que isso seja ruim. E não que o programa seja uma coisa que se diga, minha nossa! Que programa adulto! Até porque a classificação de programa adulto, geralmente acaba partindo para um outro lado na maioria das vezes. Temos exemplos aos montes na internet. Se eu digitar aqui playboy Sandy, Sexy Sandy capetinha, Playboy Francine, brasileirinhas , downloads video xxx, video da sobrinha de Gretchem, Julia Paes, Monica Matos, enfim a lista é imensa. Irá chover paraquedistas do google.(estou testando o google "analitiquis")
Mas tirando isso, Chaves era exibido em horário nobre no México, e grande parte do "infantil" do programa veio do fato de muitas crianças assistirem o seriado, o que fez com que chespirito se preocupasse mais com o conteúdo do programa. Cenas que as crianças poderiam imitar como por exemplo um episódio em que o Chaves lambe um ferro de passar, foram ficando mais raras, só ficaram os cascudos e tapas, mas em comparação com desenhos como Tom e Jerry por exemplo, Chaves é pouco violento.
Não creio que as crianças tenham dificuldade de entender uma piada do programa, porém perceber as sutilezas e inteligência dos diálogos, adimirar a simplicidade, é coisa que acontece depois de uma certa idade. O próprio Roberto Gomez Bolaños fala disso em sua autobiografia (sobre seu programa ser classificado como infantil), ele cita os quadrinhos de Mafalda do quadrinista argentino Quino que na opinião dele são dos mais geniais, e não tem nada de infantil, apesar de retratar o mundo de uma menina argentina de 7 anos.
E a filosofia? Ela ao contrário, é tida como coisa de adúlteros, digo, de adultos. É preciso bom conhecimento da língua , interpretação de textos difíceis, exige uma formação árdua, paciência, enfim nada de infantil (só o conceito que temos da palavra infantil, quando nos referimos a alguém como sendo infantil, já é um bom material para "filosofar")
Mas mesmo com toda a sua complexidade, algumas perguntas da filosofia são muito parecidas com as que as crianças fazem. Obviamente não podemos concluir daí, que a filosofia seja algo para as crianças, assim como não podemos concluir que só por retratar coisas do universo infantil, Chaves é um programa infantil. Questionar as coisas que ouvimos e as aparências , eis um bom começo para as crianças.

links:
http://www.hottopos.com/videtur15/dora.htm
http://www.urutagua.uem.br//ru26_sofia.htm
http://portal.filosofia.pro.br/filosofia-para-criancas.html

7 comentários:

  1. Chaves não tem público-alvo (e, se tem, deve-se restringi-lo à faixa entre 8 e 80). Todas as crianças deveriam assistir, e benditos sejam os pais que com elas desfrutam deste fantástico programa: adultos que se tornam crianças e crianças que evoluem com entretenimento sadio!

    ResponderExcluir
  2. Chaves só tem violência e mau exemplo.ensina as crianças a não respeitar os outros, como definir como " entretenimento sadio"? o seu barriga, a dona Clotilde são humilhados todo o tempo que ficam em cena. o seu madruga(que também e humilhado o tempo todo)só faz apanhar da dona Florinda e bater no chaves. isso e entretenimento sadio? sabemos que crianças imitam o que veem na tv. nesse seriado ridículo e sem graça elas só vão aprender a não respeitar os outros e como o personagem Quico a querer fazer inveja as outras crianças. e e uma asneira dizer que e menos violento que Tom e jerry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Chaves não é para crianças. Cresci vendo Chaves e não aprendi nada de errado. Já viu Rambo? Passava nas tardes na Globo e no SBT e a criançada adorava e todo menino queria ser o Rambo e poder atirar nos soldados malvados nas brincadeiras. Para você ver, hoje em dia não tem mais esse tipo de conteúdo nas TV durante o dia, mas nas ruas tem muitas crianças e jovens só fazendo coisas erradas.

      Excluir
  3. O ponto da postagem é justamente dizer que o fantástico seriado mexicano não é infantil ou exclusivamente para crianças. Há diversos exemplos que refutam esse seu argumento de que só há violência e mau exemplo. Sugiro as postagens sobre chaves e a política aqui deste blog, dou o exemplo do episódio sobre a entrada deles na casa de Dona Clotilde e no final do episódio uma mensagem de Chaves sobre não julgar as pessoas pela aparência mas pelo que são (por sinal uma boa ideia de postagem), o episódio de ajuda para a cruz vermelha e muitissississississississíssimos exemplos que tornariam a resposta longa demais. Quanto a sua pergunta ao comentário do Edward é um programa que comparado com o conteúdo de programas policiais, fofoca sobre artistas e programas de outros horários como boa parte das novelas, big brother e afins, é um programa sadio e totalmente apropriado para ser assistido em família. Ficaria feliz se grande parte dos problemas de desrespeito entre as pessoas fossem as tiradas bem humoradas do seriado mas é sempre bom ter em mente que a arte de maneira geral tem toda a licença para se manifestar de diversas formas, seu gosto pessoal é respeitável, o caso é que se trata de um gosto pessoal e tá tudo bem. A sátira dos Simpsons (comichão e coçadinha) mostra bem que não há asneira em dizer que o programa infantil Tom e Jerry é mais violento que Chaves, acho que assistimos a programas diferentes. Por fim, o que fica e tiro do programa são os bons exemplos e o retrato fiel de uma américa latina e um recorte que tira graça e dá um alívio cômico em meio a tudo que vivemos.

    ResponderExcluir
  4. eu não levo a sério o "conteúdo humanitário" de um programa que tem infinitamente mais violência e mau exemplo como e o caso desse seriado. "bons exemplos" Tom e Jerry também tem. como por exemplo quando Tom quer pegar um patinho e Jerry faz de tudo para impedir. e Jerry as vezes salva tom mesmo eles sendo inimigos. mas tom e Jerry não e um "entretenimento sadio" por isso e chaves também não. quem quiser que goste mas vamos reconhecer que chaves tem infinitamente mais violencia, baixaria e mau exemplo do que "bons exemplos". e esses "bons exemplos" não são nada conviventes. não passa de hipocrisia dos realizadores do programa. e e hipocrisia de quem gosta dizer que e um "programa sadio" por isso. e por fim por mais violento que Tom e Jerry seja e uma asneira dizer que chaves e menos violento ou mais "sadio".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu insisto que não há mais violência em Chaves do que Tom e Jerry, essas exceções que citou são justamente uma quebra no "tom" do programa que como já disse foi satirizado em Simpsons. Você admite que Tom e Jerry é violento para depois dizer que é uma asneira dizer que Chaves é menos violento, ora, seria asneira no caso de se tratar de uma comparação com um sermão do padre Zezinho , o que não é o caso. Não sou contra o desenho e não se trata de dizer que Tom e Jerry precisa ser banido mas de que a arte e o entretenimento se usam desses subterfúgios, insisto novamente que seu gosto pessoal é respeitável, nem você me fará desgostar e nem eu farei você gostar do seriado. Simples assim. Não vou reconhecer que Chaves tem "baixaria", a meu ver a essência e o sentido do programa é totalmente o oposto. Você vê apenas violência e mau exemplo, eu dou exemplos que refutam isso, aí não é suficiente. Mas a questão está além disso, eu falo em sutilezas e humor peculiar de Bolaños, não estou em uma disputa para fazer de Chaves o modelo politicamente correto de humor, coisa que tenho consciência que ele não é. Só que o fato de não se gostar (que é totalmente válido), não dá o direito de chamar quem gosta de hipócrita, porque haveria uma suposta obrigação de...não gostar do seriado(?), não sei se farei perceber o quanto tem de autoritário nessa postura. Não vejo com bons olhos esse "apelo a hipocrisia". Hipocrisia no senso comum é falar uma coisa e fazer outra, condição de quase totalidade da humanidade excluindo sociopatas e crianças pequenas. Essa crítica de hipocrisia talvez esconda um sinal dos nossos tempos, um apelo a sinceridade que não abstrai as coisas, Chaves não é sobre violência, você pode não levar a sério o programa mas não se trata de hipocrisia do criador o fato do seriado não te agradar. Não existe uma conspiração de Bolanos para enganar as pessoas, ele é um sujeito de seu tempo, você pode pegar exemplos de bons desenhos atuais como irmão do Jorel e deturpar completamente, dizendo que é um programa que passa ideias erradas mas irmão do Jorel não é sobre ideias erradas. É preciso um pouco de abstração para se falar das coisas e buscar distanciar o gosto pessoal de uma crítica que realmente faça sentido.

      Excluir