Seguidores

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

As Fofalhas da gentoca e Diógenes Laercio



As fofalhas, digo fofocas desde sempre foram e serão praticadas no mundo. Há quem sabiamente diga que elas são mais eficientes que a própria policia para controlar comportamentos mas a questão aqui é ver outro lado da fofoca.
A ausência de Diógenes de Laércio faria com que o que se perdeu em filosofia, em questão de escritos e da própria existência de figuras filosóficas na antiga Grécia , fosse ainda pior. Diógenes que é tido como um fofoqueiro na nossa época atual, pois toda sua obra diz respeito a anedotas da vida dos filósofos, fez que através de suas anedotas se compreenda muito da filosofia antiga. Nesse ponto há outra questão interessante sobre se a vida do filósofo pode ser dissociada da sua filosofia, ou seja, talvez a própria vida seja um objeto para a filosofia. Isso fica bastante claro com o xará Cínico de Diógenes que fazia filosofia na própria ação, inclusive em debates, como quando correu rápido em volta de Zenão de Eléia para provar que o movimento existia. Chaves, o nosso Diógenes buscou salvar os chineses parando de respirar. A questão é que por trás de fofalhas da gentoca pode se esconder um pedaço de filosofia e por trás de anedotas talvez se aprenda filosofia.
Como já disse, de certa forma muito do que sabemos sobre os cínicos é fruto das anedotas de Diogenes, fica o agradecimento nessa curta postagem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário