Seguidores

domingo, 28 de dezembro de 2014

Feio forte e formal X moça bonita , moça formosa... (um outro olhar sobre a estética em Chaves)




"Um dia, a beleza e a fealdade encontraram-se numa praia e disseram uma a outra: 'Banhe-monos no mar'. Então, tiraram as roupas e puseram-se a nadar nas águas. E, após algum tempo,a fealdade voltou a praia e vestiu-se com os trajes da beleza e foi embora. "

(Khalil Gibran)

"E como eu adoro os homens feios"
(Céu, paraíso, digo, Glória a nova vizinha)

Há quem diga que a feiura é superior a beleza por ser eterna enquanto a beleza é efêmera , passageira. Há quem associe a feiura ao erotismo. E há quem diga que o homem deve ser feio, forte e formal. Seria da condição do homem ser feio? Imperfeito? Estar sempre um passo atrás da beleza?
A oposição entre beleza e feiura é mais uma que pode surgir na filosofia, como o Apolíneo e Dionisíaco. Ao longo da história a moça bonita, moça formosa foi valorizada não só por "madrugas" como também pelas sociedades ao longo da história. Ao longo do tempo a beleza sofreu e sofre transformações e é acompanhada de perto pelo feio que também sempre existiu. 
A bela história de Gibran mostra uma feiura ambiciosa que ambiciona ser bela e se esconde atrás de máscaras, mesmo que disfarçada de bela trata-se de uma máscara, um traje. A beleza simplesmente é por si só bela a ponto de não temer perder seus trajes.
Na frase do céu, digo , do paraíso, digo digo da senhorita Glória há um encantamento e fascinação com o feio. Adorar o feio é subverter a ordem vigente de repulsa e repugnância para olhar com outros olhos o que é possivelmente diferente. Há na sensação do feio algo mobilizador que não há no belo, a ponto de se dizer que o belo entedia.
A estética e o próprio Umberto Eco que pesquisou e escreveu sobre a feiura e beleza , se preocuparam com a questão do feio e do belo, há outras questões também interessantissississimas como se perguntar entre a utilidade do feio ou mesmo sobre o conceito de aparência. 
Já no nobre seriado vemos que ser feio é uma entre outras características que nos tornam homens, com certeza não foi neste sentido mas quem é que sabe? Ser feio forte e formal mostra que a feiura acompanha também os fortes e os "formais" , ao mesmo tempo o feio ainda tem tempo para se admirar uma moça bonita, moça formosa, moça bem feita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário